Nossas|Notícias

Postado em 16 de Dezembro de 2020 às 14h09

Rússia libera compra de carne bovina de seis frigoríficos do Brasil

Mercado (3)

Das unidades liberadas, 1 é da Frigol, 1 da Marfrig e 4 da JBS.
Decisão chega nove dias após início de restrições a outros 9 frigoríficos.


O Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) para importação a carne bovina de seis unidades frigoríficas brasileiras de quatro estados brasileiros – algumas delas suspensas desde 2010, segundo a Agência Estado.

Em nota, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, afirmou que o resultado "deve-se às ações do Ministério e do setor produtivo nacional no atendimento dos requisitos russos”.

A decisão chega depois de nove dias do início das novas restrições temporárias a dez frigoríficos (nove de carne bovina e uma de suína), por conta de "inconformidades com as normas sanitárias do país". As vendas de intestino cru e tripas já estavam suspensas por ocasião do uso de ractopamina.

Conforme divulgado pelo Rosselkhoznadzor, as unidades são uma do Frigol (SIF 2960), deLençóis Paulista (SP), que estava suspensa desde 12 de setembro de 2011; uma da Marfrig (SIF 2863), de Paranaíba (MS), interrompido desde 12 de novembro de 2012; e quatro da JBS. As da JBS ficam em Campo Grande (MS), de SIF 1662, suspenso desde 24 de agosto de 2010; em Lins (SP), de SIF 337, interrompido desde 12 de agosto de 2011; em Mozarlândia (GO), de SIF 4507, com restrições totais desde 29 de setembro de 2012 e a de Barra do Garças (MT), de SIF 42, suspenso desde 01 de junho de 2011.

Também em nota, o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, afirmou que a boa notícia contrapõe restrições anteriores. “Isso fará com que o abastecimento russo seja reforçado e as exportações brasileiras continuem sendo incrementadas como já vinha ocorrendo ao longo deste ano".

Veja também

Cortes especiais de frango impulsionam exportação para Balança16/12/20 Cortes específicos de frango, de acordo com os hábitos de consumo e a cultura de cada região, fazem parte das estratégias da indústria avícola para impulsionar a exportação. Neste sentido, um dos principais focos das empresas paranaenses é o Oriente Médio. Segundo o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná......
Criadores de frango comemoram a recuperação do setor em todo país16/12/20 O alto preço do milho, gerado pela quebra da safra americana, elevou o custo de produção de frango no Brasil em 2012 e muitos criadores quebraram. Agora, o mercado reagiu e eles voltaram a ter lucro com a atividade. Em todo o país,......

Voltar para Notícias

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.